PSICOLOGIA CLÍNICA

A Psicologia Clínica é uma área da Psicologia que intervém ao nível da prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de condições que afetam a saúde mental e, em última análise, da saúde em geral.

No Centro de Ação Psicopedagógica Astutos procura-se conjugar técnicas de vários modelos teóricos tendo sempre em conta a individualidade de cada pessoa. Pode-se dizer que é a intervenção ou terapia que se adapta ao individuo e às suas características únicas, e não o individuo que terá de se adaptar a um modelo de intervenção pré-estabelecido.

Inicia-se sempre com uma avaliação minuciosa da situação. Para isso, e em primeiro lugar, faz-se uma entrevista clínica que é chamada de Anamnese que visa recolher o máximo de informações sobre a pessoa. Poderá também ser necessário recorrer a outros instrumentos como testes de avaliação da inteligência ou da personalidade que auxiliem no diagnóstico ou mesmo, dependendo da problemática, pedir apoio a outro técnico, como a de um pedopsiquiatra no caso das crianças ou um psiquiatra no caso dos adultos. A partir daí constrói-se um plano de intervenção especifico para o utente e cuja duração dependerá da especificidade da situação.

 

 

MARQUE CONSULTA

Dra. Anastacia Costa