PSICOLOGIA EDUCACIONAL

A Psicologia Educacional é a área da Psicologia que se debruça sobre o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de um trabalho cooperado com os encarregados de educação, pais, educadores, professores e outros agentes educativos.

Pretende-se, por exemplo, promover estratégias que potenciem o desenvolvimento cognitivo (atenção, concentração, memória, perceção, raciocínio), afetivo-social (autonomia, personalidade, regras), emocional, psicomotor, comportamental e da linguagem, bem como desenvolver estratégias motivacionais.

De acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), a psicologia da educação pretende promover: o acompanhamento das crianças e adolescentes em processos individuais ou em grupos: orientação vocacional, problemas sociais, relacionais, familiares, questões escolares; a intervenção com pais; ações de formação para técnicos (professores, auxiliares, gestores e administrativos); o apoio nas dificuldades de aprendizagem através da promoção da gestão de conflitos entre pares, com professores e outros atores do processo educativo; a formação aos estudantes na efetiva educação para a saúde e afetos.

Principais áreas de intervenção:

- Avaliação psicológica;*
- Intervenção e estimulação precoce;
- Dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia);
- Avaliação de ingresso precoce no 1º ciclo;
- Promoção das competências pré-escolares (Matemática, Linguagem, Formação Pessoal e Social);
- Aconselhamento parental;
- Programas de estimulação da atenção e concentração;
- Programas de desenvolvimento de hábitos e métodos de estudo;
- Acompanhamento escolar do 1º, 2º ciclo e 3 ciclo;
- Preparação para a realização de testes e provas finais de ciclo.
- Orientação escolar e profissional;*

* entrevista/aplicação de testes/devolução dos resultados/relatório

 

 

MARQUE CONSULTA

Dra. Joana Lopes