PSICOPEDAGOGIA

A Psicopedagogia é uma ciência que tem por objecto o ser humano numa perspectiva compreensiva (no seu todo) relacionando saberes multidisciplinares e visando o estabelecimento de uma relação de ajuda..

A Psicopedagogia abrange 5 áreas:

A Psicologia é uma ciência que estuda o ser humano como pessoa concreta no “Aqui e Agora”, que tem como objectivos a compreensão do trajecto de vida do individuo que solicita ajuda e o acompanhamento na sua realização como um ser humano no seu todo (bio-psico-social e noológico).

A Pedagogia é considerada como uma ciência, que rege normas, valores sociais e elabora métodos e técnicas para personalizar a educação. Mas contudo é perspectivada de um modo compreensivo, ou seja, procura a autenticidade em todo o procedimento da formação da pessoa.

A Educação e Formação têm como objectivos direccionar a investigação dos próprios recursos e de meios disponíveis na sociedade para a aprendizagem dos bens culturais. Também proporciona condições para a formação da pessoa, inovando e criando novos alicerces.

A Terapêutica, é o cuidado com o individuo quando este solicita ajuda, ou seja, tentar dissolver uma crise biológica, psicológica, social e noológica.

Principais áreas de intervenção:

- Dificuldades de aprendizagem (dislexia, discalculia, disortografia);
- Hiperatividade e Défice de Atenção;
- Acompanhamento escolar do 1º, e 2º ciclo;
- Aconselhamento familiar.

 

 

 

MARQUE CONSULTA

Dra. Rita Andrade